domingo, 10 de maio de 2020

Ghouls'n Ghost do Master System é o mais fácil e também o mais inovador


A versão 8 bits do incrível Ghouls'n Ghost (cujo já resenhamos aqui no blog) apresentou um conteúdo bastante interessante e que vale a pena conhecer. Não é apenas uma reprodução das fases de maneira mais simples, como é de se esperar nas adaptações de consoles mais fracos em relação aos jogos originais. Aqui, temos um estilo de jogo novo e que seria até mais interessante que a versão de arcade e do Mega Drive.

Nessa postagem eu só vou dizer as diferenças entre este jogo e o do Mega Drive, porque é praticamente o mesmo game do console de 16 bits da Sega.

Retirando o mapa que aparece toda vez em que você entra numa fase, aqui apresenta um tela com número de vidas e seus pontos. Artur utiliza todas as armas do original e faz as mesmas coisas que faria em sua versão de Mega Drive. O elogio para versão de Master System do jogo é que ele realmente passa fielmente todos os estágios do original, só que divide as fases em dois checkpoints e mais um para a luta contra os chefes.



Enquanto na versão Arcade/Mega você enfrentava o chefe no portão que levava a próxima fase, aqui você precisa destruir um baú que revela um portal que o leva para a sala do boss. Ao vencê-lo, você recebe a chave do portão e se dirige ao próximo estágio. Mas se achar o game difícil, não se preocupe, aqui também os continues são infinitos.

Em vez de você pegar uma armadura ou arma enquanto procura por baús, aqui simplesmente você é levado para um portal que o permite fazer escolhas. A primeira, é a opção de escolher uma arma ou evoluir sua armadura (veja adiante). Após passar escolher o que mais lhe agrada, o próximo portal será para escolher se você recupera toda a sua magia ou vida.

Recuperar magia? Recuperar Vida?

Sim, meu amigo. Diferente da versão original, sua armadura pode suportar mais dano. E enquanto você estiver usando uma, pode usar diferentes magias que gastam um certo número de manas, por isso que esses portais que recuperam vida/magia são necessários. A primeira armadura (semelhante ao original) se destroça com apenas um hit. Caso evolua para a vermelha, se despedaça em 2 golpes; A verde, em 3 e finalmente, a dourada! Que vira sucata após 4 golpes.


Só que as armaduras neste jogo são divididas em Armaduras, Elmos e Botas. Comprar a armadura, você ganha proteção. Já as botas, aumenta sua velocidade (o que é recomendável você comprar no começo para poder pular uma certa plataforma na segunda fase) enquanto os elmos, destravam uma magia nova. Lembra que na versão de Mega Drive, eu disse que a arma que você estiver usando lhe permite usar uma magia? Esqueça. Aqui você pode usar magias que você destravou e para escolhe-la, você deverá apertar pause. O jogo ainda já lhe oferece duas de graça, que são o Fogo e o Raio/Trovão.

Da mesma forma que na versão de Mega, você deverá passar por todos os estágios duas vezes e com isso, pegar a última arma para vencer Loki. 


Por conta de não precisar de uma armadura dourada para fazer magias e ter a opção de andar mais rápido, realizar vários feitiços e ainda receber mais dano, não dá pra negar que a versão do Master System é a mais fácil de todas, porém, também é a mais inovadora. Acredito que o jogo seria melhor se fosse com essas novas mecânicas e foi o que me deu um certo desânimo quando fui conhecer a versão de Mega. Afinal, estava acostumado com os upgrades da versão 8 bits!

Mas é um jogão que merece ser compartilhado, da mesma forma que o primeiro.

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