RPG Bíblico foi o primeiro RPG brasileiro baseado na Bíblia. Sua primeira versão foi um pdf escrito pelo meu irmão, Rodrigo "Yoshiro" Jeferson, em 2008. O jogo teve um relativo sucesso. Em 2014, uma nova versão foi desenvolvida (agora por mim mesmo). Antes disso, escrevi um jogo sobre Anjos em 2013, chamado de Terceiro Céu que, assim como o RPG Bíblico, primeiro foi lançado em pdf gratuito na internet.
A versão do RPG Bíblico de 2014 ainda teve um suplemento, chamado de Velho Testamento, que visava trazer material adicional tanto para o RPG Bíblico como para o Terceiro Céu. O jogo está disponível em diversos sites de RPG pirata, e muitos outros sites. Assim sendo, construímos uma nova (e atualizada) versão do jogo, com um novo (e melhorado) sistema de regras.
A capa antiga do jogo |
Se você se interessa pelo RPG Bíblico (ou conheceu a versão antiga), conheça agora o RPG Bíblico - Livro de Regras, novo e definitivo módulo básico para este jogo.
A minha intenção, ao produzir RPG Bíblico - Livro de Regras, foi MATAR as edições antigas (e ruins) lançadas nos anos anteriores.
Algumas Diferenças do RPG Bíblico Antigo para o RPG Bíblico - Livro de Regras
- Atributos Básicos: No sistema antigo, os atributos básicos eram FORÇA, INTELIGÊNCIA, SABEDORIA e RESISTÊNCIA, que poderiam variar entre 2 à 12. No RPG Bíblico Livro de Regras, os atributos foram modificados para FORÇA, INTELIGÊNCIA e CORAGEM e não usam mais números, usando um sistema inédito de atributos na história do RPG. No novo sistema, os atributos não possuem números, mas são divididos entre FRACO, FORTE e MUITO FORTE.
- Testes: No sistema antigo eram usados 2D, usando um sistema parecido com o saudoso GURPS. No sistema novo, os testes são definidos pela força do atributo, algo parecido com Guerra dos Tronos RPG, Reinos de Ferro e o próprio Dungeons & Dragons. Apesar de parecido, o sistema de testes do RPG Bíblico Livro de Regras é totalmente novo, único e especial. Nada visto em nenhum outro sistema de RPG.
- Construção de Personagens: No sistema antigo, o jogador no inicio da campanha tinha 30 pontos de Atributo, 5 Vantagens (sendo uma pela Classe e 1 pela Tribo), tendo suas Perícias definidas pela Classe. No sistema RPG Bíblico - Livro de Regras, tudo é resumido à 50 pontos, sendo as Vantagens agora chamadas de Características. As Perícias foram mudadas para Habilidades, e são definidas pela Classe. Além disso, no novo jogo, além de maior customização de Personagens (comprando tudo com pontos), os Personagens podem ser construídos em QUALQUER época do Antigo Testamento.
- Perícias: No sistema novo, são chamadas de Habilidades. Cada Classe tem agora sua própria lista de Perícias (todas tem 6), e os jogadores começam com +1 em todas elas. No sistema antigo, o jogador precisava escolher da sua classe algumas perícias com +1, e as restantes ficavam com +0. Além disso, algumas Perícias (Habilidades) foram REMOVIDAS ou MODIFICADAS no sistema novo, como Furtividade (Esconder-se agora pode fazer o papel de Furtividade). A antiga Perícia Trato com Ovelhas foi substituída por Trato com Animais.
- Combate: No RPG Bíblico antigo, o combate era meio estranho. Era necessário um cálculo para determinar o teste de Ataque. Em caso de acerto, o alvo precisava fazer um teste de Defesa. Além disso, os Personagens possuíam 10 Quadrados de Vida. No sistema novo, o atacante faz um teste de Ataque, enquanto o alvo, de Defesa. Se o valor de ataque for maior que o de teste de Defesa do alvo, o alvo perde a diferença nos seus próprios Pontos e Vida.
- Fé e Reputação: Essas duas novas mecânicas aparecem no sistema novo, trazendo o nível de intimidade do Personagem com Deus, e também a sua Reputação, que é uma espécie de status no mundo conhecido.
- Guia de Personagens (JÁ TERMINADO): Explora a questão da Reputação, traz algumas novas regras, uma nova Classe (Nobre ou Governador), e uma aventura pronta.
- Anjos & Demônios (JÁ TERMINADO): Fala um pouco sobre o Mundo Espiritual, incluindo regras para criação de campanhas com Personagens Anjos.
- Guerras Bíblicas (EM ANDAMENTO): Explora as regras de combate no sistema, trazendo também a Classe Guardião/Sentinela. O livro também vai trazer regras para combate de exércitos.
- Novo Testamento (AINDA A PUBLICAR): Descreve como criar campanhas depois da vinda de Jesus Cristo. Os Personagens agora terão duas coisas novas em sua ficha (Linhagem e Personaliade), além de campanhas de fé em meio a perseguição do Império Romano.
- Em nome da Fé (AINDA A PUBLICAR): Explora a fé dos Personagens no RPG Bíblico, dando detalhes sobre a Lei de Moisés e a Graça não explorados, como as vestimentas sacerdotais, a arca da aliança, milagres, curas, etc.
- Guia do Narrador/Povos (AINDA EM PLANEJAMENTO): Gostaria de escrever um guia detalhado de povos, incluindo mapas, fichas de NPCs novas, informação de deuses de uma região, etc.
Achei muito legal, tem até amigos que estão jogando uma campanha neste momento!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Aguardo o livro de criaturas!
Muito obrigado pelo feedback. Vamos ser se elaboramos um suplemento sobre criaturas.
ExcluirComentários como este alegram meu dia. Muito obrigado 😊
Muito bom! Jogo RPGs desde a adolescência. Gostaria de implementar ao meu ministério este recurso pedagógico com jovens e adolescentes. Infelizmente estou com dificuldade para adquirir através do PerSe (simplesmente não consigo criar conta no site, está com bugs). Por gentileza entre em contato através do e-mail (willvita@gmail.com), quero adquirir a versão digital do livro de regras e do livro do jogador. Abraço e parabéns pelo belo trabalho!
ResponderExcluirEu já falei com ele (autor do livro) e ele te mandará um e-mail.
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