sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O interessante, bom e desafiador Cave Story +


Quando era jovem, um dos meus primeiros PCs a gente recebeu da minha tia (que ia de mudança) e algum tempo depois de uma amiga nossa da igreja. Nossos primeiros computadores eram um Pentium 75 e semelhantes. Como computador antigo, obviamente ele não rodaria jogos mais complexos. Para ter uma noção, na época que eu tinha esse PC o computador mal conseguiu rodar uma versão demo de Quake 2.

Apenas alguns jogos conseguiam rodar no computador. Cave Story era um deles. Na metade dos anos 90 (e nos anos 2000) era muito comum revistas de informática trazerem jogos e programas de computador (foi assim que, por exemplo, conhecemos o RPGMaker 2000), já que não havia uma internet tão acessível quando temos hoje. Acho que foi uma dessas revistas que conhecemos Cave Story, em uma versão demo, que rodava no nosso computador.

O quê é Cave Story?!

Cave Story foi lançado em 2004 por um japonês chamado Daisuke Amaya. Diz a lenda que ele trabalhou esse jogo no seu tempo livre, o que demorou cinco anos para ser feito. Cave Story é um jogo estilo metroidvania, onde você consegue poderes e habilidades que poderão permitir acessar novas áreas de um jogo com mundo aberto.

O criador de Cave Story nos anos 2000

O jogo fez tanto sucesso que acabou mais do que um hobby de Daisuke: ele foi portado para diversos videogames da época, além de uma versão comercial para PC. No entanto, o jogo recebeu uma atualização em 2011 (essa que temos a mão) e acabou sendo vendido para as plataformas Steam, Epic e GOG (os links para compra do jogo estão no fim da matéria!). Fico admirado como um cara SOZINHO conseguiu criar um jogo tão único e bonito como este. Continue lendo minha análise.

A mecânica única de Cave Story

Como um metroidvania, o jogo não tem fases! Você está em um mundo aberto (uma ilha) e deve acessar novos lugares a cada coisa que vai fazendo no jogo, como adquirindo chaves e itens especiais que acrescentam novas habilidades. Você tem um arsenal bem generoso de armas e outros itens que lhe ajudarão a passar mais facilmente as partes do game.



Algo genial que vejo aqui é que você ganha pontos de experiência (como num RPG) com os monstros derrotados. No entanto, quem avança de nível são suas ARMAS! Cada arma tem cerca de 3 níveis. Quando você recebe dano, você perde XP da arma que está usando. Isso eu achei totalmente genial. Armas com mais níveis ficam mais poderosas, e existe uma ligeira mudança nos tiros a cada nível da arma conquistado.

Uma coisa que achei chata no jogo é o excesso de diálogos, principalmente contra chefes. Isso chega a ser um pouco desanimador, mas não é um problema tão grande. E por falar em chefes: esse jogo tem MUITOS chefes! Existe em especial um tal de um robô chamado Balrog (parece uma TV gigante) que você vai enfrentar algumas vezes.


O jogo, no entanto, não é muito grande. Demorei cerca de 9,1 horas para zerá-lo pela primeira vez. Ele é um pouco desafiador, especialmente no último chefe. Cave Story+ está na Steam, na GOG e também na Epic Games. Confira os links abaixo. Compre agora ou deixe na sua lista de desejos.


Cave Story + na Steam (R$27,99)

Cave Story + na GOG (R$27,99)

Cave Story + na Epic (R$28,99)

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