Uma das edições antigas de D&D. Foto: Divulgação |
Dungeons & Dragons é um RPG de fantasia medieval que não apenas criou o próprio RPG bem como também desenvolveu o interesse popular na própria fantasia medieval. Numa época que os jovens se interessavam pelos "wargames" de tabuleiro, Gary Gygax, aficionado por livros de fantasia medieval, conseguiu unir suas grandes paixões num jogo que foi de forte influência na cultura pop nas décadas seguintes. Tão forte sua influência que difícil descrever o que seria a indústria hoje sem Dungeons & Dragons. Hoje a maioria dos RPGs e jogos de computador (videogames) que conhecemos possuem forte influência em D&D, direta ou indiretamente.
Quem era o criador do RPG?!
Gary Gygax era um jovem sapateiro, apaixonado por jogos de tabuleiro, principalmente os de batalhas de exércitos (chamados de wargames). Um dos jogos que Gygax jogava muito era Risk (aqui no Brasil ele é muito semelhante ao War, jogo de tabuleiro), mas ele passou a vida toda se divertindo com diversos tipos de jogos diferentes. Afinal de contas, jogos eram sua paixão. Nisso, ele conheceu muitos amigos, compartilhando suas ideias, momentos engraçados, momentos memoráveis (assim como fazemos quando compartilhamos com nossos amigos nossas experiências com RPG). Em um desses encontros, ele conheceu Dave Arneson, que estava jogando um jogo de tabuleiro, mas com uma temática diferente.
Gary Gygax. Foto: Divulgação |
Num jogo de tabuleiro, é comum usar as batalhas em exércitos. No entanto, Dave Arneson criou um mundo (o castelo Blackmoor), onde os jogadores (ao invés de usarem um exército, usavam apenas um único personagem!). O sistema de regras era de um jogo de tabuleiro que era conhecido na época, mas havia um fator novo na jogatina: havia um Narrador (um Mestre), que narrava a história, com os jogadores respondendo suas ações, assim como funciona o RPG até hoje. Essa ideia de criar um Personagem único, com um Mestre criando uma história (como é o RPG) deixou Gary Gygax bem animado, e não demorou muito para que ele e Anderson pudessem dar origem ao Dungeons & Dragons.
Ambos já tinham trabalhado num sistema de regras, que foi publicado alguns anos antes de Dungeons & Dragons, o assim chamado Chainmail, que era um jogo de tabuleiro medieval. No fim de Chainmail haviam fichas de criaturas mágicas, como dragões, trolls, etc para exércitos com humanos. Além de Chainmail, Gygax também escreveu outros jogos por diversão, embora o que ganhava não dava pra viver disso. No entranto, depois de conhecer a campanha única de Dave Arneson as coisas mudaram muito, porque ninguém teve uma ideia tão genial como ele. O problema era trabalhar na produção desse jogo, muito provável usando Chainmail como base para a criação de Dungeons & Dragons.
O desenvolvimento de D&D
Ficou combinado o seguinte: duas campanhas de playtest! Os dois moravam muito distantes um do outro, e a comunicação comum entre eles era a troca de cartas. Alguma vez ou outra um telefonema e também um encontro pessoal, principalmente em alguma convenção de jogos. Gary Gygax então desenvolveu todo o sistema de regras de D&D, e o sistema era chamado provisoriamente de "The Fantasy Game"
Enquanto Dave Arneson mestrava sua campanha de Blackmoor (usando as regras do The Fantasy Game) para seu grupo, Gary Gygax mestrava para seus dois filhos, depois do jantar. Assim como Dave Arneson criou o castelo Blackmoor para seu cenário de campanha, Gary criou o Castelo Greyhawk, que também foi seu primeiro mundo de RPG no playtest e que também acabou se tornando um cenário com forte influência em D&D. Foi em uma dessas ocasiões que sua filha, sem querer, deu nome ao jogo: quando Gary disse a ela que iam jogar "The Fantasy Game" (nome provisório quando D&D estava em desenvolvimento) ela pensou se tratar de um outro jogo e disse mais ou menos assim: "ah não, prefiro o Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões)."
A origem do nome RPG
Depois do livro pronto, Gary decidiu procurar uma editora para publicá-lo. No entanto, todas elas não aceitaram a proposta. Ele então, junto com outro amigo seu, criou a TSR, empresa que seria uma gigante após a explosão de vendas de D&D. O livro começou com uma edição simples, mas começou a ter bastante conteúdo a ser publicado. Logo, outras editoras começaram a criar material não-oficial para D&D, aproveitando o grande sucesso do jogo, o que depois pararam por ameaça de processo do próprio Gary Gygax.
Assim sendo, como não poderiam mais criar material não-oficial para D&D, começaram a criar seus próprios jogos. Foi Tunnels & Trolls que criou na sua capa que aquele jogo era um RolePlaying Game, ou seja, RPG, dando origem ao próprio gênero que Dungeons & Dragons criou. Creio que essa é uma história BEM RESUMIDA sobre Dungeons & Dragons, mas devemos (quem sabe) criar outras matérias a respeito do desenvolvimento ou mais sobre D&D aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário