RPG Maker é um software criado nos anos 90 pela empresa japonesa ASCII. Esse programa permitia os usuários da época criarem seus próprios RPGs eletrônicos, tendo base jogos famosos da época, como Dragon Quest, Phantasy Star e Final Fantasy.
Antes de ser conhecido mundialmente (veremos mais a frente) houveram algumas versões do programa, com diversos nomes diferentes, até ele ter um "nome padrão", conhecido como RPG Tsukūru, que foi publicado inicialmente como RPG Tsukūru 95 (em 1995) e RPG Tsukūru 2000 (em 2000). Um programador russo, conhecido como Don Miguel, chegou a traduzir essas versões, mas foi a versão do RPG Tsukūru 2000 que ficou mundialmente conhecida.
Afinal de contas, quem é Don Miguel?!
Acredito que "Don Miguel" seja um pseudônimo desse programador, responsável pela tradução do RPG Tsukūru 2000 para o russo e para o inglês, e distribuído de forma ilegal através do seu site, nos idos dos anos 2000. Se não estou enganado, ele demorou cerca de 4h para fazer toda a tradução, usando um dicionário de japonês.
Foi a partir daí que o RPG Tsukūru 2000 passou a ser conhecido como "RPG Maker 2000". A versão divulgada ilegalmente no seu site trazia não apenas o programa traduzido para o inglês, como um jogo demo de sua autoria, chamado de "Don Miguel Adventures", onde traz algumas mecânicas que se pode fazer com o RPG Maker 2000.
O RPG Maker, caso quem não saiba, é uma engine: uma engine é um programa que cria jogos. Antes dos jogos serem produzidos pelas engines, muito provavelmente eles utilizavam da linguagem de programação Assemble. Diferente de uma engine tradicional, no RPG Maker você pode criar jogos de RPG mesmo sem entender programação, embora seja necessário aprender como funciona as funções do programa, o que é bem fácil de aprender.
Surgimento do RPG Maker no Brasil
Me lembro que, nos primeiros anos da década de 2000 (onde a internet ainda tava começando a se popularizar por aqui) as pessoas tinham mais acesso a produtos de informática através de revistas, que traziam CDs com conteúdo para computadores. Foi em uma dessas revistas que conheci pela primeira vez o RPG Maker 2000, no ano 2000 mesmo. Fiquei fascinado com a possibilidade de criar um próprio jogo por computador, como a revista mostrava. Como eu não tinha PC na época (eu fui ganhar meu primo PC em 2003) tive que esperar alguns anos para conhecer melhor o programa.
E por falar em revistas: elas pipocavam trazendo o RPG Maker (a versão pirateada do Don Miguel) e muitos jogos produzidos pelo programa, sendo um clássico com a qual já falei aqui que foi Saint Seiya - Asgard Chapter, o primeiro jogo feito no RPGMaker que joguei na vida.
Depois de algum tempo, o RPG Maker 2003 também veio para o Brasil, mas não sabemos se era a versão de Don Miguel. No entanto, fizeram até mesmo uma versão traduzida para o português desse programa. Na época (idos de 2004), meu irmão e eu atuávamos como voluntários numa escola no Rio de Janeiro, ensinando jovens a mexer no RPG Maker, onde conhecemos muitos amigos, que temos até hoje, mesmo depois de tantos anos.
Agora o RPG Maker pode ser comprado na Steam!
A versão de Don Miguel acabou servindo para popularizar mundialmente o RPG Maker para o mundo inteiro. Hoje, todas as versões do RPG Maker estão disponíveis na Steam. As versões antigas (2000, 2003, XP) servem apenas como nostalgia (eu tenho estas três versões), mas existem outras versões, como VX, MV, etc que são mais recentes e possuem uma interface melhor, 100% em português e com possibilidade de rodar esses jogos pela internet ou em celulares.
Comprando uma versão do RPGMaker na Steam, você tem também a licença para criar jogos e VENDER os mesmos. Então, o que está esperando?! O RPG Maker é um dos melhores programas de criação de jogos, e também muito fácil e complexo ao mesmo tempo quando você pega o jeito dele.
Qualquer dúvida, história que necessite contar ou qualquer outra parada interessante, deixe nos comentários abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário