quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Análise de Diablo Immortal. Vale a pena jogar?!

Bem... se você acompanha nosso blog, nós só postamos uma análise quando jogamos um jogo a fundo, preferencialmente quando zeramos ele. Acabei de zerar Diablo Immortal, e gostaria então de trazer uma análise mais sincera possível, embora o jogo tenha muita coisa a fazer, é bem possível que posso deixar detalhes escapar, mas vou tentar resumir o máximo sobre ele.

Vamos lá: Diablo Immortal é um mais jogo da franquia Diablo. Diferente de outros jogos, a Blizzard tentou um novo público para ele: que são os jogos mobile (celulares). No entanto, há também uma versão para PC, e  foi essa a versão que eu joguei para fazer essa análise. Para jogar pelo computador,  por exemplo, você precisa de uma conta e o aplicativo da Battle.net, que funciona de forma semelhante como outras lojas digitais de jogos, como a Steam e a GOG, por exemplo.

Basicamente, Diablo Immortal é uma versão minimista de Diablo III, trazendo algumas mecânicas novas, o que veremos a seguir. No mais, o jogo resgata praticamente o ambiente de Diablo 3, trazendo algumas alterações e mecânicas novas.

Diablo Immortal trouxe inovações para a franquia Diablo?!

O jogo traz algumas inovações para a franquia Diablo. A mais importante delas é que você pode criar o rosto do seu Personagem. No Diablo 1 e 2 você tinha Personagens já prontos, enquanto no Diablo 3 você teria as formas masculinas e femininas desses Personagens. Em Diablo Immortal, embora tenha poucas opções de personalização, já trouxe uma característica nova na franquia, que foi utilizada inclusive no Diablo 4, jogo mais recente da franquia (eu só joguei o BETA na época que escrevo isto)., que é a possibilidade de criar seus próprios Personagens (rostos).

Foto: Reprodução Blizzard

Na franquia Diablo (a partir do 2 em diante), a história é dividida geralmente em Atos, onde cada Ato conta uma parte da história e é situada em um lugar diferente de Santuário. Em Diablo Immortal não temos isso, tendo um mundo inteiro para ser explorado. Ele é praticamente um jogo online, onde você vai encontrar muitas pessoas ao mesmo tempo farmando dinheiro e XP. 

A história do jogo se passa entre o Diablo 2 e Diablo 3, mas não vou me atrever a revelar ela aqui, mas basicamente um demônio chamado Skarn quer pegar os pedaços da pedra do mundo que foi destruída pelo arcanjo Tyrael (no fim do Diablo 2). A história do jogo é basicamente vá aqui e ali, pegue o item x, troque pelo item y, etc. A história é a coisa menos empolgante nesse jogo.

Outra inovação (se podemos considerar assim!) é que os monstros também tem seus próprios Pontos de Vida (em números) visíveis, junto da barra de HP. E por fim, os cenários são dinâmicos: em certos momentos o seu herói vai deslizar por colinas, entrar numa barca, etc.

O que fazer em uma campanha de Diablo Immortal?

Embora haja uma campanha em andamento, você é livre para farmar itens e XP. Há o sistema de caçadas e fendas (basicamente a mesma coisa do Diablo 3). Como foi feito para ganhar dinheiro, se você gastar sua grana, você pode comprar itens que aceleram seu processo de evolução e/ou te deixam mais poderoso que os demais, além de itens cosméticos (visuais).

Itens de conjunto e patuás (espécie de runas) só podem ser usadas no nível 60. A partir do nível 60, você ganha níveis de excelência, que tem uma mecânica parecida em Diablo 3. Aqui também há o clássico Goblin do Tesouro, mas ele aparece MUITO RARAMENTE. Para ajudá-lo com as quests, você tem um sistema de navegação parecido com o clássico Drakensang online, onde mostram o caminho onde você deve ir. Aqui você pode até ir ao destino automaticamente.

As pegadas mostram onde devem ir

Como um jogo feito para celular, você é premiado de diversas maneiras se jogar diariamente. Além disso, eu fiquei acho que um ano sem jogar e quando voltei recebi muitos prêmios por voltar a jogar. Fazendo missões e tarefas no jogo, você também ganha muitos itens como recompensa. 

O jogo não está dublado, mas está em português (legendas). Aqui as pedras mágicas que acompanham os itens mágicos podem ser trocados automaticamente quando você adquire um item novo, e itens de conjunto só podem ser usados no nível 60 (mas essa parte acho que já disse isso em algum lugar aqui).

As poções seguem o mesmo padrão de Diablo 3 (PC), mas aqui você pode usar a poção por três vezes, e precisa matar monstros minions para que possa usar essas poções normalmente. As habilidades de classe são as mesmas que das Classes do Diablo 3 (com exceção da classe nova Cavaleiro Sangrento), mas existe uma habilidade conhecida como Ultimate (bem parecido com Torchlight 2): ao encher uma barra, você tem um ataque especial por um período curto de tempo.

O jogo dá para jogar pelo teclado e mouse e também pelo controle. Mano, jogar pelo controle deixa a experiência muito mais interessante, e recomendo que joguem pelo controle.

Conclusão sobre este jogo

Ele não é um jogo ruim, e dá até pra se divertir. Mas Diablo 3 está anos a frente de Diablo Immortal. Se você tem grana para adquirir um jogo dessa franquia, acho que todos eles são melhores que este jogo, que é uma tentativa da Blizzard de conseguir um público mobile. O jogo não é tão estimulante, pois é muito pay to win, sendo o mais forte não o que farma mais itens (e tem sorte disso) mas quem tem mais dinheiro. Minha opinião.

Por esta razão, vale mais a pena investir em um outro jogo da franquia, onde você tem a possibilidade de conseguir ficar forte e adquirir itens poderosos, do que este (que é de graça) e só pegará itens mais fortes se tiver grana, embora você não precise investir grana para zerar o jogo. Eu mesmo zerei o jogo e não gastei nenhum tostão.

Um comentário:

  1. Análise interessante, sou muito fã de diablo e vou dar uma testada mais pela questão da história.

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts