Street Fighter V é a sequência do aclamado Ultra Street Fighter IV, que retornou para os nossos dias a maior franquia dos jogos de luta.
Embora tenha muitos jogadores casuais, ele foi totalmente construído para ser focado no ambiente competitivo! Uma das mudanças para isso foi a saída do Ultra Combo (presente no Ultra Street Fighter IV) para dar entrada para o V-System, uma nova mecânica que trouxe mais versatilidade nas partidas. O V-System são duas barras vermelhas, que enchem no decorrer das partidas. O V-System serve, basicamente, para três coisas:
Mudanças no Gameplay ao usar o V-System: a nova mecânica em SFV
1) Usar uma V-Skill (gastando uma barra): cada Personagem tem sua própria V-Skill, ao apertar Soco Médio + Chute Médio. Uma V-Skill é uma habilidade única, que pode ser usada estrategicamente, para isso é preciso passar algum tempo estudando os Personagens do jogo!
2) Recuar (gastando uma barra): ao apertar Soco Forte + Chute Médio, o Personagem volta pra trás. Se estiver defendendo, você dá um break no Personagem, de forma ao gastar barra para afastar o inimigo enquanto estiver na defesa.
3) V-Trigger (gastando duas barras): para isso, aperte Soco Forte + Chute Forte. Funciona de forma semelhante ao "estourar a barra" do The King of Fighters 2002, com a diferença que, ao ativar o V-Trigger, cada Personagem tem uma característica especial, enquanto essa barra estiver ativada, que dura quase todo o round.
Essas mecânicas, querendo você ou não, foram um grande acerto da Capcom para o gameplay competitivo. Além disso, existe uma barra azul, chamada de "Critical Art". Essa barra funciona de forma semelhante no Street Fighter IV: ao apertar dois botões (como dois socos ou dois chutes) ao aplicar um golpe especial, como Hadouken, você provoca um ataque EX, que consome uma barra azul. Os antigos "Ultra Combos", chamados de "Critical Art" aqui, precisam de três barras para serem ativados.
Um jogo voltado para o competitivo
Mano, que rollback netcode incrível que temos aqui. O melhor rollback netcode que eu já vi na minha vida, em jogos de luta online. Joguei até com gente da Bélgica, sem nenhum travamento. O carregamento é super rápido e dificilmente encontro pessoas com uma net ruim. Essas, você pode colocar na "lista negra", para que o sistema não te coloque mais contra elas.
Diferente do Ultra Street Fighter IV, o rankeado aqui não é dividido por personagem, mas pela conta do jogador. Você ganha pontos ao vencer, e perde ao perder. O sistema de pareamento também é incrível, sempre pegando pessoas do mesmo nível que você. Existe também os elos, que determinam o nível do jogador. O jogo é tão detalhado que você tem uma ficha com toda sua carreira de lutador, suas lutas, quais golpes melhor aplica, etc.
Algo maneiro também é que você pode deixar buscando o pareamento de lutas enquanto faz outras coisas dentro do jogo, impedindo o tédio de ficar esperando por oponentes.
Coisas negativas em Street Fighter V
O grande defeito em Street Fighter é que você PRECISA JOGAR MUITO para conseguir desbloquear os Personagens. Ao realizarem as tarefas do jogo, bem como ganhar partidas competitivas, você ganha moeda de luta, que são usadas para comprar novos conteúdos no jogo, entre eles, novos Personagens e skins. Isso é claramente pra você gastar dinheiro para comprar esses Personagens.
Como opinião final, achei o Street Fighter V o melhor jogo da franquia! O Street Fighter VI ainda não joguei, mas assim que tiver as mãos nele, vou falar aqui para vocês. Ele custa R$84 na Steam, e pode ficar ainda mais barato com promoções recorrentes na Steam.
Street Fighter V (Steam) https://store.steampowered.com/app/310950/Street_Fighter_V/
Nenhum comentário:
Postar um comentário