Agradeço ao meu pai por ter comprado para meu irmão e eu o Master System. E aproveitamos o máximo o presente de natal de 1996 para jogar muitos bons jogos divididos em diferentes temas. Tudo porque, como amantes de jogos, gostamos de experimentar de tudo (não somos "gamers que excluem jogos de esporte"). Afinal, se está numa tela de TV ou Monitor de Computador, a gente só quer se divertir.
Já falei aqui da nossa experiência com Ultimate Soccer, mas não foi apenas com ele que "jogamos o futebol do Master". Tivemos outras experiências agradáveis em contras, inesquecíveis! (Que espero compartilhar em outras análises!). Enquanto hoje se procura o realismo no game para reproduzir uma partida de futebol na tela, antigamente, as pessoas já ficavam felizes se o game pudesse ser divertido. Me lembro até hoje quando a gente jogava o futebol do Atari (cujo Pelé fez até comercial, se não falhe a memória). Que apesar de ser uma "inovação", este jogo não era nada divertido.
Já em Super Futebol (ou World Soccer, mas que na tela aparece o nome de outro jogo - Great Soccer [???]), apresentava em gráficos simples uma partida bem divertida. Diferente dos jogos de futebol da época, a tela possuía uma abordagem diferente e o jogo era bem simples. Para pegar a bola do oponente você só precisa fazer um encontrão, enquanto um botão dá chute e o outro toca. É um jogo muito simples e que qualquer um (principalmente que nunca jogou videogame) consegue aprender em poucos minutos.
Sua simplicidade é que o torna divertido. Joguei muito contra meu irmão e me lembro de alguns confrontos épicos (principalmente em disputa de pênaltis!) na casa de uma prima minha. O jogo só dispõe o modo de partida e o modo de disputa de pênaltis. Seja qual modo escolher, você tem oito seleções para escolher e a grande novidade aqui, é que após escolher seu país, você ouve em versão 8 bit do hino nacional daquela nação. (Um trecho apenas!)
No fim da partida, encontramos como tela final um jogador do time vencedor com a taça da Copa do Mundo na mão enquanto um jogador do time perdedor, aperta a sua mão (o que é uma baita mensagem, principalmente para as crianças!). Para encerrar, este jogo por mais que seja divertido e simples - as disputas de pênalti são as piores dentre todos os jogos de futebol do master que eu joguei. Principalmente pela velocidade do chute, já que quem estiver controlando o goleiro, pode ver a direção da bola e defender facilmente a cobrança.
Me lembro de disputas longuíssimas de pênalti justamente por isso, o jogador que atuava como goleiro prestava atenção aonde a bola iria passar. Não era uma defesa garantida, mas uma "quase garantida", o que fazia uma simples disputa de pênaltis durar uma eternidade (principalmente, porque tinha gente aguardando para jogar também.)
Jogo simples e que recomendamos. Mas que possui o título de outro jogo e que a Tectoy o lançou como Super Futebol (ou Super Futebol 2, não sei). Caso queiram procurar a respeito, ignorem esse nome e procurem por World Soccer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário