quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Como Far Cry 4 aprimorou (e MUITO) a experiência de seu antecessor

Na análise de Far Cry 3 revelei que nunca tinha jogado outro jogo da franquia, até então. Game que possui uma história envolvente e com um vilão fora de série; Far Cry 3 está no meu coração! Experiência única, mas... como seria seu próximo título? Será mesmo que traria um vilão tão bom ou melhor que o Vaas? Sinceramente - fui surpreendido não só com esse novo vilão, mas pelo salto de qualidade que o jogo teve em comparação com seu antecessor.


Far Cry 4 já era um game de outra geração e vemos isso já no início do game. Os cenários bonitos do FC3 nem se comparam com a beleza deste game. Que além disso, fez questão de fazer melhorias ao sistema do jogo, como organizar a tela de criação ser na mesma dos mapas. Criar seringas também ficou mais fácil e algumas habilidades que antigamente eram compradas, já são parte do gameplay do jogo. Uma implementação que vale citar é que no jogo é que há uma ferramenta para consertar veículos. Isso existia no Far Cry 3 também, mas você deveria levá-lo em um slot de armas, fazendo o jogador preferir achar outro carro na estrada em vez de concertá-lo. Aqui você já tem (e sempre leva) o item que concerta os carros.

Por se tratar de um jogo de uma nova geração, é claro que o mundo apresentado é bem maior. Podendo inclusive, ser jogado com um amigo (o que FC3 não podia). E vemos isso com o tamanho de coisas para explorar e todo o tipo de missões e coletáveis pelo caminho. Uma novidades aqui, é que existem Fortalezas, que podem ser dominadas ao lado de seu amigo ou usando capangas que você recruta para lutar ao seu lado. A ação é tão boa quanto no título anterior, só que aqui temos mais inimigos, mais veículos e novas missões.


Assim como o Assassin's Creed Unity, um evento pode acontecer perto de você e o jogador decidirá se vai ajudar ou não. São tantas opções! Desde salvar reféns das garras de soldados de Pagan Min (o vilão), até sequestrar um caminhão em movimento para destruí-lo ou levá-lo para o Caminho Dourado (que é o grupo revolucionário que você faz parte). A trama inicia quando seu personagem vai a região de Kyrat, lugar dominado por um ditador que "o sequestra" no início do jogo. Seu objetivo é levar as cinzas da sua mãe e como Pagan Min a conhecia, o levou para jantar para em seguida, cumprir o seu desejo.


Enquanto estava na mesa de jantar, o vilão tem que fazer alguma coisa e pede para esperá-lo. E daí começa o jogo, você sai do castelo e encontra membros do Caminho Dourado. Assim, como em Far Cry 3, você começa um desenvolvimento - caçando animais, comprando armas, etc. A parte legal desse jogo, é que o mesmo lhe oferece uma liberdade muito maior. Há várias missões de diferentes NPCs que fazem a sua história. Um deles, que eu mais gostei é o pastor traficante de armas - que fala versículos bíblicos enquanto te manda em missões para perseguir terroristas, para depois matá-lo.

Além do que já conhecemos em FC3, aqui há o nível de Karma. Que são ganho com pontos em certas missões que o personagem faz pro Caminho Dourado. Aumentar o nível oferece capangas melhores ao recrutá-los para lutar ao seu lado. Ao Matar civis ou elefantes, o jogador perde pontos de experiência para níveis de Karma. Além disso, o sistema monetário do jogo foi totalmente aprimorado - é fácil ganhar dinheiro e vender itens, mas ao andar da campanha - você deverá cuidar bem das suas finanças. Lembro que no fim da minha primeira campanha de Far Cry 3, eu não tinha dinheiro direito para comprar seringas de cura.


Você também tem a casa do seu pai, que poderá melhorá-la pagando certo custo. Parecido com Assassin's Creed Unity, mas essa reforma só oferece itens pro jogador, como colete grátis ou ervas. Já os animais daqui são perigosos e vem em maior número! Vi como é ruim enfrentar um rinoceronte, e como é gostoso detonar inimigos montado em um elefante (que uma das habilidades que o jogador pode adquirir em campanha).

Paga Min tem três governadores - onde cada um será eliminado antes do próprio ditador. Ao fazer parte do Caminho Dourado, você ouve as ideias de dois líderes Amita e Sabal e ao longo das missões, decidirá quem você irá apoiar até que se torne, de fato, o líder. O game como já dito, lhe oferece liberdade, inclusive, se vai matar ou não certos opositores. O que para mim, se tornou um jogo bem melhor que Far Cry 3 - apesar de que este ainda continua sendo muito bom.


Far Cry 4 apresenta uma jogabilidade melhorada de seu antecessor, com um vilão envolvente e com um mundo gigantesco para explorar. Com missões de todos os tipos e o melhor: é dublado em português. Recomendamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts