quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Análise completa de Alwa's Awakening


Alwa's Awakening ("O Despertar de Alwa") é um jogo metroidvania, publicado pela Elden Pixels, em 2017.  Nesse game você controla uma maga chamada Zoe, que foi enviada de outro mundo para salvar o mundo mágico de Alwa, que é dominado por um vilão poderoso

O jogo é inteiramente feito em pixel art, com temática parecida com os jogos do Nintendo 8 bits. E vou te falar: esse jogo é um dos MELHORES metroidvanias que já joguei. Aqui você não ganha XP (por assim dizer) ao matar monstros ou cumprir missões, mas sim ao pegar orbes azuis durante todos os mapas. O detalhe interessante aqui é que você, assim como todo metroidvania, vai cansar de explorar essas áreas atrás dessas orbes, assim que vai pegando os upgrades e itens necessários para o progresso.

Basicamente você tem três magias: a primeira magia funciona como criação de blocos verdes, que é usado como plataforma (ou até como escudo de projéteis); a segunda magia funciona como uma bolha mágica que flutua para cima, e a terceira magia é um raio que dispara nos inimigos. Todas as magias, ao serem executadas, demoram um pouco para serem carregadas, sendo que a magia do raio demora mais.

As duas primeiras magias (blocos e bolhas) você usa para atingir lugares novos no mapa. Com o decorrer da aventura, ambas magias adquirem upgrades: os blocos depois podem ser colocados em cima da água, e a bolha usada para levitar até o céu, o que é de grande utilidade para atingir novos lugares. O jogo também tem diversos puzzles e algumas áreas um pouco chatinhas, mas com empenho, você consegue ir lá. Os monstros dificilmente soltam alguma coisa depois de mortos, bem raramente, um coração de vida.



Você tem apenas 3 corações, que não é aumentada com upgrades (diferencial em demais metroidvanias), mas você pode pegar um frasco que recolhe água de poço. Com o frasco cheio, na vez que você morrer (perder os três corações) você recupera automaticamente porque bebe a água do frasco. Mesmo assim, espinhos e água fazem o personagem morrer automaticamente, o que me leva a entender que Zoe não gosta muito de banhos (brincadeira!).

Os chefes não são difíceis, e você vai encontrar pelo menos quatro deles antes dos chefe final. Todos os chefes são encontrados no mapa, com o desenho de uma caveira. Você precisa matar quatro guardiões, que soltam peças especiais, para poder chegar no último estágio. O jogo também está recheado de passagens secretas, como paredes falsas. Eu gostei muito desse jogo e recomendo fortemente. Demorei cerca de 9h para chegar no fim dele.

O jogo também contra com uma "DLC", que na verdade é uma ROM do próprio jogo para ser jogado em um emulador de NES. Ou seja, se você quiser ter uma experiência mais próxima do jogo "rodando no Nintendo 8 Bits" existe essa DLC.

Em suma, esse jogo é bonito, bem feito e muito divertido. Acredito que gostará muito.

Vou divulgar a versão que eu comprei na GOG, mas ele também está na Steam e vou deixar ambos os links abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts