segunda-feira, 8 de abril de 2024

Por que nunca consegui zerar Chakan: The Forever Man?

OBS: Todos os prints dessa postagem são do canal NintendoComplete

Apesar de não ter concluído o jogo na data em que essa postagem foi escrita (porque, vai que eu consiga no futuro...), Chakan é um jogo que joguei muito. O conheci através de emuladores a muitos anos atrás, e seu conceito me chamou muito a atenção. Particularmente, gosto de jogos difíceis e muitos deles, já resenhei aqui e talvez por isso, eu goste desse jogo - apesar de não ter zerado e vou explicar o porque.


Chakan é um game que explica a história do personagem que dá nome ao título. Um guerreiro que desafiou a Morte, mas foi abatido ao mesmo tempo que ela em seu confronto. Com isso, recebeu uma segunda chance: deverá eliminar todos os males sobrenaturais. O desafio anterior, dizia que se Chakan vencesse, teria a vida eterna - mas se falhasse, seria um escravo da Morte por toda a eternidade. Por isso, neste novo desafio, recebeu uma imortalidade temporária para poder enfrentar seus inimigos.


O jogo foi baseado em uma HQ de Robert A. Kraus e produzida por Ed Annunziata (que também participou na produção do jogo Ecco: The Dolphin). Lançado para o Mega Drive em Junho de 1992, ele não foi um sucesso de vendas, mas se tornou um jogo muito admirado nos anos seguintes. Alguns até afirmam que seria uma espécie de "dark souls" da era 16 bits.

Apesar de no início ser estranho para o jogador novato, o jogo costuma ter seu charme. Chakan, como o título do jogo já diz, é imortal, então, não precisa se preocupar com vidas ou continues. Ao portar de duas espadas, nosso herói pode além de realizar ataques corpo a corpo, poderá realizar um salto duplo, se pendurar, rolar rapidamente para uma direção, utilizar uma arma chamada de Grapnel, para se pendurar em certos lugares a fim de atingir níveis mais altos, etc.  Ele pode equipar outras armas também e utilizar poções alquímicas, que são as magias usadas neste jogo.


Os chefes podem ser mais frágeis a certas combinações de poções, por isso, que é bom sempre tentar ver qual a que dá mais vantagem para Chakan. Quando eu jogava esse game (que foi um dos que mais joguei no Mega - mesmo que por emulação), já sabia qual poção utilizar e quais eram os melhores caminhos para chegar mais rápido. Já que como o jogo é muito difícil, o jogador é obrigado a saber como se locomover mais rápido e também, decorar seu trajeto. No início, é necessário ir atrás de outras armas, para poder liberar novas áreas.


O fator que me fez até hoje não conseguir zerar o jogo, foi pelo fato de que, Chakan, não possui um sistema de salvamentos. O que significa, que o jogador tem que zerar tudo de uma vez, e esse "tudo", tende a ser muito mais até que se aprenda todas as manhas. Para fazer essa resenha, fiquei chocado com um cidadão na internet fazer uma longplay dele em 1h36, sendo que eu levava mais disso, PRA CHEGAR NA METADE DO JOGO. Assim, já ficava cansado para fazer ainda mais difíceis e como eu tinha que zerar de uma vez só, acaba sempre desanimando...

Inventário de armas e poções de alquimia

Nas próximas tentativas sempre eram assim... ficava mais de duas horas para chegar na METADE do jogo e depois se frustrava... (mesmo que tenha chegado mais longe, para concluir, deveria começar TUDO DE NOVO OUTRO DIA). Aí você me pergunta: se não era no emulador, por que não usou Save State? Aí que está o dilema... EU NÃO USO SAVE STATE em emulador. Já que eu quero ter uma experiência mais parecida que no console... e utilizar esses recursos, para mim, seria o mesmo que trapacear.


É um jogo interessante... mas cansativo se você não ter ideia do que fazer ou o chefe que enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts