Como fã de todo tipo de jogo de ação, é lógico que gosto de jogos de hack and slash. Games muito populares na geração ps3/xbox 360, na qual, não tive como acompanhar. O que não foi de tão ruim assim, já que pude conhecer através das plataformas Steam, Gog e outras, maravilhosos jogos que fizeram época! E um deles que sempre quis conhecer foi Bayonetta, da saudosa Sega.
O jogo conta a história de uma bruxa que luta contra seres celestiais. A história a princípio (pelo menos para mim) ficou meio confusa, mas foi feita desta maneira. A protagonista estava adormecida e ao despertar, precisa recuperar suas memórias - além de outras coisas que não preciso dar ênfase aqui. O que eu quero apenas é explicar sobre o jogo e o porque, na minha opinião, ele foi o melhor jogo hack and slash que joguei até então!
A protagonista é muito carismática. Bem decidida e forte (e o melhor, ela é FEMININA). As vezes dá uma tristeza que fazem hoje com os jogos ao colocarem mulheres protagonistas nos jogos e tiram o que elas tem de melhor: sua feminidade. (São mulheres, ora!). Até mesmo a Lara Croft (cujo é uma personagem que amo demais e comprei quase todos os seus jogos) - retiraram um pouco disso nos games mais recentes. Não sei o que esse pessoal tem de achar que a mulher para ser protagonista, tem que se parecer com um homem, SENDO QUE ELA NÃO É UM HOMEM. No fim, entenda-se que a mulher (que é mais frágil que os homens) tem o que eles não tem: graciosidade e afinidade.
Podemos nos identificar com os protagonistas homens, mas nunca admirá-los. Já com as mulheres, isso pode acontecer. Bayonetta é tão bonita e sexy que é um show aos nossos olhos (é certo que há certos lances de câmera meio maldosos, mas são ângulos de uma mulher bonita). Vemos que ela é mais forte do que aparenta e a história em si, mostra o quanto ela é decidida, ágil e poderosa (SEM FORÇAR A BARRA!). Outra coisa que me chamou a atenção e que me fez gostar muito dela, é que além de ressaltar o feminino da protagonista, mostrou como ela é uma boa mãe.
Gente... isso eu achei muito legal. Ela é bonita, forte, sexy, decidida e uma boa mãe... exaltando todas as qualidades femininas que podemos encontrar em uma mulher. (Como queria que fizessem mais personagens assim). Mas parece que os caras que trabalham com jogos hoje, vivem para implantar outras coisas além de bons jogos. Eu achei tão bonitinha a menininha (que ela encontra no jogo e não vou dar detalhes pois quero que você o conheça o game também) imitando a Bayonetta - ou seja, almejando ser uma heroína assim como sua mãe.
Sobre a jogabilidade, ela é bem incrível. Mas, não jogue no teclado! (Eu realmente tentei, mas atrapalha muito). Prefira o joystick! Já que você dependerá de reflexos para se esquivar dos ataques e para realizar várias façanhas. Resumindo o sistema do jogo, podemos dizer que Bayonetta pode usar duas armas ao mesmo tempo e trocá-las por mais um par que o jogador configura no inventário. Além disso, alguns monstros dropam armas também e estas tem um limite de uso. Há muitas variações de combos e todas são fáceis de usar (você pode apertar qualquer botão que ela irá emendar as coisas).
Além das armas, você pode atirar com as pistolas tanto com as mãos, quanto com os sapatos dela (sim, são duas opções de tiro e ela usa salto alto com armas). O jogo permite que quanto a mágica estiver cheia, fazer Bayonetta aplicar uma tortura em algum inimigo, invocando um objeto de tortura e fazendo o monstro sofrer. Ela também pode usar itens de cura, ou que aumentam seu ataque, dão armadura, etc. Cujo você consegue criando através de materiais que você encontra pela fase ou por matar monstros, ou você compra na loja.
Abater monstros dropam auréolas, cujo é a moeda do jogo. Com ela você compra itens e até destrava novas técnicas. O game permite um mini-jogo após cada fase que consiste em um jogo de tiro, onde você tem tantas tentativas para acertar os alvos e suas pontuações rendem mais itens. Outra tática genial é em combate, ao se esquivar no momento que receberá o ataque "parar o tempo", ganhando poucos segundos para atingir o inimigo com a guarda baixa - o que também pode ser útil para escapar.
O jogo está em inglês, mas você encontra facilmente a tradução para o nosso idioma muito facilmente na internet. Mas sendo sincero com você, eu realmente não esperava que o jogo fosse superar todas as minhas expectativas. Pois, além de ter um combate frenético, Bayonetta enfrenta muitos inimigos gigantescos e com batalhas incríveis, sendo dinâmico e fugindo do repetitivo. Foi difícil não ficar empolgado com a criatividade de como ela deve vencer os colossais monstros sozinha. Meus elogios são para a trama da personagem, que na medida que vão acontecendo as coisas - você vai conhecendo melhor a protagonistas, quanto das situações propostas... (até uma fase de moto com ela tem!).
Bonita, sexy, com combates épicos contra seres colossais, com sistema de batalha desafiador e com inúmeras rotas de combo e diversidade e poderes ganhos ao longo da campanha - colocaram Bayonetta como um dos melhores games que já joguei, e o melhor do gênero Hack and Slash. E por isso, eu recomendo demais!
A versão desta análise é a da Steam... você pode comprar por R$89,50 ou colocar na lista de desejos para aproveitar promoções. O link está abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário