segunda-feira, 24 de junho de 2024

Como Elder Scrolls IV: Oblivion vai além de ser apenas um RPG para computador

Aqui no blog temos várias resenhas não só, de RPGs eletrônicos, como também, de vários RPGs de mesa - uma vez que não só amamos games, mas como os jogos de interpretação. E dentre vários títulos no mercado de games, é bem comum encontrar um jogo ou outro que tenta simular o máximo que consegue naquela modalidade que só temos ao se reunir com amigos e rolar dados. A imersão e liberdade oferecida pelo RPG de mesa é algo que muitas empresas tentam simular em seus jogos, já que isso é fruto da liberdade que os jogos de interpretação oferecem.


Elder Scroll IV: Oblivion realmente me surpreendeu por utilizar uma fórmula parecida com jogos de mesa. Ele é linear. Não há nada como em Diablo, por exemplo, onde a exploração é mudada a cada partida para passar um jogo novo. Aqui tanto as masmorras quanto tudo a sua volta sempre será do mesmo jeito... porém, são tantas missões disponíveis e tantas histórias para se criar e coisas para fazer, que precisa ser um louco para tentar fazer todas as missões que aparecem.

As tais missões são apresentadas aqui em um formato diferente do que eu vi em um RPG eletrônico. Elas são apresentadas como uma aventura de RPG de mesa! Com um jogo ambientado em um mundo aberto, o jogador controla seu personagem em primeira pessoa e explora masmorras, invade as dimensões de Oblivion (que dá nome ao título - que se trata de portais que levam a um mundo cheio de demônios), conversa com NPCs, podendo desenvolver oratória para fazer amizade com as pessoas e ganhar confiança delas, etc.


Você pode também alternar seu personagem para terceira pessoa, sendo que o jogo funciona MUITO MELHOR em primeira. A criação de personagens é complexa como um RPG de mesa, apresentando diversas possibilidades de builds, oferecendo ao jogador diversas classes e raças além de outras peculiaridades que farão você passar dezenas de horas explorando o mundo não só como um personagem, mas com vários. 


Focado em primeira pessoa, você se aventura em masmorras de uma maneira nunca vista em outro jogo (como se fosse você mesmo). Além de nos permitir criar as características visuais de nosso personagem, como cor de pele, cabelo, formato do nariz, etc. Realmente, ele presume a apresentar uma experiência "quase RPG de mesa no seu joguinho de PC" e duvido, que você vai jogar uma campanha com apenas um personagem.


Além de explorar masmorras em primeira pessoa, haverão oportunidades que você irá junto com outros personagens e o legal é que, as vezes, alguns NPCs irão morrer. O jogo funciona como qualquer RPG de mesa medieval padrão, você tem níveis de personagem que são avançados quando você ganha experiência. O legal aqui é que você não ganha xp matando monstros e sim, de acordo com as coisas que você aprende. Quando mais você ataca com a espada, mais pontos você ganha nisso... quanto mais você conversa com as pessoas, você ganha oratória e assim por diante. Ao atingir pontos o suficiente para avançar de nível, basta pagar uma estadia numa estalagem e ao dormir, você escolhe qual atributo você aumentará. (Raças influenciam atributos, como todo bom RPG de mesa!)


O jogador pode aprender magias e há tantas (parecendo que está jogando D&D), além de possíveis habilidades diárias. Além disso, armas e armaduras possuem um sistema de durabilidade, sendo que podem ser partidas - por isso, vá sempre ao ferreiro quando puder. O game está em inglês, mas há tradução do jogo e todas as sua dlcs que podem ser encontradas facilmente na internet. Ele apresenta uma experiência fora de série, com uma interface e atalhos que parecem ser esquisitos no início, mas logo o jogador se acostuma.

Esse é o melhor RPG ou um dos melhores que eu já joguei. Realmente viciante! E claro que recomendamos...


A nossa análise é de acordo com a versão da Gog (R$43,00). Compre abaixo pelo link:

https://www.gog.com/en/game/elder_scrolls_iv_oblivion_game_of_the_year_edition_deluxe_the

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts