terça-feira, 9 de julho de 2024

Análise de Mortal Shell (o primeiro souls like que eu joguei)

Eu adoro games "hardcore". Gosto de jogos que são desafiadores a ponto de subir a pressão e adicionar estresse. Já que lembra e muito, games antigos que jogava quando criança e adolescente - que diferente da "facilidade" de hoje, retiram e muito o fator de conquista que tinha-se antes. Aqui no blog eu já resenhei alguns jogos difíceis como Castle in Darkness e o Volgar The Viking - além de falar sobre como é empolgante jogar Doom 3 no modo Pesadelo. Porém, eu ainda não havia experimentado um souls like.


Jogos como Dark Souls e variantes chamaram-me a atenção. Não comprei Dark Souls porque eles aumentaram do nada, muito o preço do jogo (propositalmente). Assim, se tiver UMA PROMOÇÃO EM CONTA, aí eu compro o jogo. Enquanto isso, posso ir atrás de outros jogos no mesmo estilo. E um deles, ao procurar na loja estava com uma promoção muito em conta em um dia e o comprei: que você já sabe qual é pelo título da postagem.


Em Mortal Shell você é uma espécie de fantasma (espectro, sei lá) que assume corpos de alguns guerreiros que você encontra no caminho. Achei o início do jogo muito parecido com Blasphemous, mas logo entendi como os souls like trabalham. O jogo é um RPG, mas lembra muito games como Zelda. Só que com uma dificuldade bastante elevada. A diferença desse jogo com outros do gênero, é que você não cria personagens ou tem classes. Aqui o seu personagem (que é um "fantasma"), cujo precisa possuir um corpo de um guerreiro já morto e este, que se torna o personagem.

O corpo possuído pode ser evoluído (como em RPGs) ao gastar recursos que você ganha ao detonar os monstros no caminho (no caso, seria como as tais "souls"). Se você morrer, tem seu corpo verdadeiro sai do corpo possuído e ainda tem uma chance de voltar ao corpo em que estava... se receber dano em sua forma de espectro, você morre e volta para o checkpoint. Há quatro corpos no jogo, cada um conta-se como uma classe... o jogador poderá evoluí-los com pontos ganhos ao deter monstros e até trocá-los se achar melhor.


Os personagens (ou conchas) possuem maneiras diferentes de jogar. Aqui você precisa do fôlego para atacar ou se esquivar e é obrigatório que durante as batalhas, você precise racionar para poder se defender de um ataque. Uma novidade aqui é que o jogador pode fazer seu personagem virar pedra, recebendo o ataque diretamente e não tomando dano (essa tática é tão importante quanto a esquiva e acredito ser o diferencial desse jogo em comparação aos outros encontrados no mercado). Há um personagem que é mais resistente e tem bem menos fôlego. Enquanto há outro que possui bem menos vida, mais pode através do fôlego, realizar mais ataques... assim, o jogador pode decidir quem é mais interessante para sua gameplay. Particularmente, eu preferi o primeiro que comecei o jogo mesmo... para mim, era equilibrado o bastante.

Assim como bom RPG, você encontra itens de cura e outros. Inicialmente, o jogo te obriga a você utilizar mais vezes aquele item para você realmente entender como ele funciona. Também, temos apenas quatro armas no jogo, que assim como os corpos dos personagens que possuímos, são encontrados durante a exploração do cenário. Eu mesmo sendo amante de desafios, morri muitas vezes e como não tinha jogado, era um pouco frustrante no começo. Só que mesmo sem habilidades evoluídas ou itens, já tinha habilidade para vencer os monstros e isso me forçava a ir mais além. (Porque é um tipo de jogo que não é para todos, apenas para os que almejam desafios!)


Li algumas resenhas na Steam na página do game e grande ponto negativo que encontrei foi que o jogo é bastante curto (talvez em comparação a outros do gênero). Mas, mesmo sendo meu primeiro souls like, entendo que com toda a certeza, o mapa é muito curto. Sobre a história, eu praticamente não entendi nada... só queria saber de tentar prosseguir e quando não adiantava passar por uma região, eu tentava ir por outra e logo encontrava um item para melhorar tal arma e foi assim... me divertia enquanto "sofria". Se você acha que está preparado para o desafio ou quer conhecer um souls like sem precisar gastar uma fortuna com Dark Souls e variantes, Mortal Shell é uma boa para iniciar nesses jogos. Principalmente, porque ele costuma custar 5 reais em promoções.

Compre agora na Steam através do link abaixo (R$57,00):


https://store.steampowered.com/app/1110910/Mortal_Shell/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts