segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Dicas para iniciantes em Dragonshard

Não conhece o RTS baseado em um dos cenários de Dungeons & Dragons?


Leia nossa resenha completa sobre o jogo.


Esse artigo visa ensinar o básico do jogo, que mesmo com bastante influência em Warcraft 3, possui suas próprias peculiaridades: A primeira, como sabemos, é que não construímos as coisas em qualquer lugar. Já que as cidades estão em lugares determinados no mapa e cada uma possui 12 "slots" para você construir suas academias e assim, preparar seus guerreiros. Existem outras bases menores em alguns mapas também, estes, nos oferecem quatro slots.

Recursos do jogo


Há três recursos principais em dragonshard:

  • Ouro
  • Dragonshard
  • XP

Não existe madeira, ferro e outros. Sendo a princípio, mais simples que de outros jogos do gênero. O ouro, você consegue ao invadir as masmorras, que são ruínas em que os capitães da sua fortaleza tem acesso. Quem jogou D&D sabe como são, abrigando tesouros, monstros e armadilhas. Você ganha ouro geralmente realizando missões no modo história e abrindo baús ou saqueando tais ruínas.


Já o Dragonshard são cristais azuis que caem do céu, e você precisa sempre enviar tropas para pegar o máximo que puder. Após um tempo, os dragonshards são renovados (caindo do céu novamente) e assim, dando-lhes a chances de colher novamente. Esse é essencial para suas construções e tropas e diferentes do ouro, não podem ser "autoproduzidos" (o que irei falar mais adiante).


O XP é toda experiência obtida dos capitães e líder da sua tropa ao abater monstros ou pelotões inimigos. Todo adversário derrotado oferece XP, que é importante para avançar de nível as tropas. Cada capitão de tropa pode avançar até o nível 5, ganhando várias habilidades e também, tendo mais pessoas em seu pelotão. Em dragonshard, você cria capitães de várias classes de D&D ou não, e capitães mais fortes, treinam outros menores, tornando-se um exército forte. Porém, ao entrar nas masmorras, apenas os capitães podem entrar.


Como ter um bom início


Ao iniciar sua cidade, comece criando um ou duas academias diferentes. Recomendo que tenha em uma delas, algum capitão com poder de cura, como o clérigo da Ordem da Chama ou um xamã do povo lagarto. Já com o restante dos recursos iniciais, evolua sua muralha para o nível 2, assim, sua cidade terá acesso a torres e nos primeiros confrontos, basta você atrair o inimigo para lá. Isso lhe dará mais segurança e xp. O que será bom a longo prazo!


Avançando de nível dos capitães


Com valor de xp, você pode avançar o nível de todos os capitães de uma mesma academia. Isso como já dito, aumentará sua habilidades e também no campo de batalha, oferecerá mais ajudantes. Porém, um erro que todo iniciante comete e de justamente, criar duas academias de classes diferentes uma do lado da outra (em adjacente). Isso trará muitos problemas e também, evitará que seu capitão aumente de nível. O recomendado é que tenha apenas um tipo de academia nos grupos de quatro slots, já que é assim que o jogo funciona. Ter academias diferentes misturadas, impedirão que avancem de nível!


No fim, quando os capitães de uma determinada classe estiver no nível máximo, você pode destruir uma ou mais academias adjacentes para poder construir algo que aumente os pontos de vida de todos daquela profissão, ou seu dano, mana e até velocidade de ataque. Use tais bônus com sabedoria!

Ganhando ouro


Cada construção oferece ouro por segundo. Por isso, que é importante que você evolua sua cidade para o nível 3 e tente colocar nos slots o máximo de academias possíveis, já que isso, aumentará o seu ganho natural de ouro. Caso você destrua a cidade de um oponente ou de uma pequena base e construa no lugar uma para você, esse ganho é maior ainda. Sendo como dito antes, autoproduzidos. O que é importante para o jogador muita das vezes, possuir uma boa reserva de dragonshards.

Outras dicas


Conhecer cada uma das facções leva tempo, principalmente, porque você não usará todas elas numa partida. Além disso, há academias que treinam capitães que não se aventuram em masmorras, como as classes voadoras, elas permitem voar o campo de batalha e acessar locais altos de que os demais não podem ir. Porém, não adentram nas dungeons, muito menos, colhem dragonshards. Outra coisa que vale a pena explicar são sobre certos baús que terão que ter ladinos experientes para abri-los, além de habilidades "ladinescas" para poder desarmar armadilhas. Além de:

  • Você só pode controlar até 20 capitães no máximo
  • Apenas dentro da masmorras os capitães podem dormir para recuperar ferimentos
  • Você pode selecionar grupos inteiros e aperta ctrl+número para controlar um certo grupo. Por exemplo, ao selecionar clérigos e apertar ctrl+1, toda vez que eu apertar o botão 1 no teclado, estarei selecionando todos os clérigos. Isso vai até o número 9.
  • Levar classes que curam é boa porque no meio da batalha, eles curam automaticamente quem está na linha de frente.
  • Destruir uma construção lhe devolverá os recursos. O que não costuma ser uma grande perca!
  • Você pode matar capitães selecionando-os e apertando delete.
  • Alguns mapas existem totens que se você colocar um personagem perto dele, o dará para o seu time, oferecendo a visão do totem até que algum adversário faça o mesmo. É uma estratégia boa para ter uma boa visão do campo de batalha.
Posso jogar online com um amigo?


Sim. O jogo tem suporte para o online, mas apenas via LAN. Eu mesmo já joguei online e me diverti bastante. Para isso, você precisa criar uma rede lan virtual, cujo expliquei na postagem: Como jogar o Diablo 1 da Gog em cooperativo sem precisar abrir portas TCP/UDP

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