Feito pelos mesmos desenvolvedores de Legend of Keepers, cujo também já resenhamos no blog. Em Shogun Showdown, encontramos um game mais leve, dinâmico e até simples! Mas não venha pensando que por ser simples, ele se torna uma experiência fácil. Aqui você controla um personagem conhecido como viajante, tendo que derrotar monstros e chefes em busca da próxima fase.
O combate funciona em modo de turnos, onde o jogador tem total controle sobre o mesmo. A batalha ocorre numa arena com casas, onde um passo para frente ou para trás, já é gasto um turno. Tudo acontece em tempo real e para atacar, o jogador deverá escolher cartas de golpes que serão selecionados ou até usados, na hora em que achar mais adequado. Funciona dessa forma: você pode colocar até três cartas no personagem, mas o seu uso, será quando achar necessário. A troca e remoção de cartas também é possível é é livre, mexer nelas não avança o turno.
Cada carta simboliza uma arma japonesa ou magia, que pode ser desde lanças, facas e kunais até mágicas como bombas de fumaça (que oferece dano e troca de lado com o inimigo), um raio (atingindo sempre o inimigo mais recuado de onde o herói está virado), etc. Cada arma exige um número de turnos para serem utilizadas novamente, ficando inacessíveis em sua mão. Também nelas apresenta em número o dano que a mesma causa, sendo já autoexplicativo.
Como o jogo apresenta combates separados por salas (semelhantes do Legend of Keepers), após vencer uma wave de inimigos e partir para o próximo estágio, o jogador recebe uma proposta para melhorar uma de suas cartas, que podem ser redução do tempo de recarga, aumento do dano + recarga, etc. Esse upgrade é opcional e o jogador pode decidir gastar moedas para sortear outro bônus ou simplesmente, prosseguir. Após vencer todas as salas de uma fase, é hora de enfrentar um chefe. Vencendo-o, você vai para uma fase de loja (cujo benefícios são anunciados no mapa das fases do jogo) e lá, você poderá comprar poções e habilidades passivas que deixarão você muito mais poderoso.
O jogo consta com dezenas de armas e habilidades passivas, que influenciam diretamente na jogatina. Vencendo chefes, você ganha "moedas de caveira" e através delas, você irá destravar mais habilidades, armas e itens. Dentre as habilidades passivas, podem ser coisas como aumentar sua mochila (falarei mais a frente), aumentar pontos de vida, receber um escudo sempre que inicia uma luta, mas reduzido o número máximo de HP, etc. E a variedade só aumenta na medida em que for jogando, já que você irá jogar e morrer diversas vezes.
Toda vez que você morre, inicia uma nova partida do zero - mas se tiver moedas de caveira o suficiente, pode destravar novas habilidades, armas ou itens. Apesar dos monstros invocados serem praticamente os mesmos em cada sessão, as armas e itens nunca serão. Sempre sendo colocadas aleatoriamente e tornando o jogo dinâmico. Além disso, todos os monstros e chefes, possuem cartas de batalha que selecionam da mesma forma que o jogador - sempre que um inimigo seleciona uma carta ou está prestes a atacar, o jogo lhe informa.
Além das cartas de combate, o jogador pode pegar dos monstros itens consumíveis que podem curar sua vida, oferecer um escudo para protegê-lo de dano e até renovar todas as cargas de suas cartas. Passando por habilidades ativas que congelam, envenenam e até duplica o dano nos inimigos. Cujo as possibilidades de estratégia só aumentam na medida em que são destravados novos itens. E para carregá-los, o jogador possui uma mochila que poderá carregar até 3 destes. Há uma habilidade passiva a ser comprada na loja que aumenta esse número. O jogador pode utilizar quantos itens consumíveis quiser, já que usá-los, não é considerado uma ação de turno - já que esta só pode ser feita ao andar ou realizar um ataque.
O jogo apresenta além do personagem viajante, outros que são destravados com o tempo. Cada personagem possui cartas iniciais próprias e uma habilidade. No caso do viajante, ele troca de lugar com o inimigo que está a frente dele, podendo usar isso em situações em que um adversário agrida de seus aliados - uma estratégia essencial para vencer neste jogo. Apesar de parecer repetitivo a primeira vista, ele é sem dúvidas, viciante. Toda vez que você perde, tentará novamente e poderá ter mais sorte. O legal é que além dos novos itens e habilidades, você começa a entender o padrão de combate de cada personagem.
Realmente é um jogo simples, porém viciante. Outro dia fui jogar uma partida dele e logo, já tinha se passado duas horas. Recomendamos demais! Principalmente, por ter a chance de usar personagens diferentes e chefes desafiadores. O game está 100% em português do Brasil! A versão desta análise é da Gog, cujo você poderá comprar abaixo pelo link:
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