terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Sonic CD é o Sonic que não te fará gostar dele de primeira

Foi aqui que também tivemos a estreia de Amy

Como fã do ouriço, é lógico que um dia ou outro experimentaria este game. 


Sonic CD originalmente foi lançado em 1993, tanto para o Sega CD, como também para os pcs. Como o jogo utilizava-se CD-rom, ele apresentou músicas com uma qualidade muito superior (algumas das faixas, até receberam vozes) e isso é uma das coisas mais legais do jogo até então. Apresentando apenas músicas inéditas, que apesar de serem muito boas - na minha opinião, não tiveram o mesmo carisma das trilhas dos jogos anteriores (pelo menos, para mim).

A versão da Steam (a que estou usando nesta análise), vem com algumas melhorias. Uma delas é poder jogar com Tails (desde que você conclua o jogo primeiro). Mecanicamente, ele é um Sonic 1 com uma trilha sonora espetacular. A grande novidade em relação aos outros jogos do porco-espinho, é que agora nosso herói pode visitar tanto o passado quanto o futuro do mesmo estágio. Tendo mudanças na estrutura da fase (incluindo a música tema).


Na primeira vez que jogamos, não entendemos direito para o que serve isso. O que precisa de tempo para nos acostumarmos com a ideia e seu objetivo. Apesar de termos uma trilha sonora boa e as mesmas mecânicas do primeiro jogo do Sonic, ele é o jogo que não conquista fãs e jogadores de primeira. Para começar, suas fases possuem um design muito abaixo do que se espera de um jogo do ouriço. As mudanças de tempo para o passado e o futuro são ativadas ao passar por placas características - tendo um certo tempo para correr e pegar embalo e assim, viajar no tempo.

Pegar embalo e correr é algo que você não vai conseguir fazer com facilidade. Como já dito, o design das fases o fazem você esquecer que está jogando em um Sonic de Mega Drive, rápido e dinâmico, moldando mais para um Sonic de Master System (que apesar de rápido, seu foco está na exploração da fase em vez de sair correndo em disparada). O que para os fãs do jogo mais frenético, estranharão de cara! Sem falar que certas vezes, o design da fase vai te colocar de cara com um robô ou espinho quase que propositalmente, para você perder seus anéis.

Para atingir o final verdadeiro do jogo, você precisa colher as sete pedras do tempo. As mesmas são dadas após o jogador capturar os seis UFOs nas fases de bônus, que surgem logo após a conclusão de uma fase (desde que tenha 50 anéis ou mais). Que de forma similar ao Sonic 1, surgirá um anel gigante cujo devemos pular nele. Sobre esse bônus e como pegar as pedras do tempo, escrevemos uma postagem a respeito. 


Não há Super-Sonic ou proteções como vimos em Sonic Mania ou Sonic 3. A apenas a 'bolha' comum e apenas o que vimos no primeiro jogo do ouriço. Porém, temos cenários, músicas e inimigos exclusivos - alguns encontros com robotinic fazem menção a Sonic 1. De quebra, é um bom jogo - mas você deverá se acostumar com ele. Principalmente, ao entender o sistema de voltar ao passado ou ir ao futuro.

Quando o Sonic vai ao passado, ele deve encontrar hologramas do Metal Sonic e destruí-los, além de certas máquinas cujo eu não sei para que serve. Caso seja destruídas, ao ir para o futuro, o cenário será mudado. Ou seja, você muda o futuro alterando o passado e isso, eu achei uma boa novidade quando entendi como era o game. É claro que se você ignorar isso e for só atrás das pedras do tempo, você salvará o futuro de todas as fases - sem precisar alterar o passado.


O jogo conta com 3 atos por zona, sendo que o 3ª sempre será no futuro. Caso o jogador tenha mudado o passado (dado a 'um futuro bom'), o cenário da fase será com um lugar mais agradável - já que você impediu o caos que seria tal lugar. Infelizmente, na data em que este artigo foi escrito - o jogo não está mais a venda na Steam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts